Para auxiliar no desempenho escolar do seu filho, compreensão, respeito e o estabelecimento de metas reais são alguns dos passos fundamentais e que devem fazer parte desse relacionamento e rotina

Quando os filhos começam a ir para a escola, muitos pais sentem que perdem parte do contato com eles. Mas, na realidade, a participação e o auxílio dos pais no período escolar é vital para seu relacionamento com a criança e pode estar diretamente ligado ao desempenho escolar dela também. Separamos alguns passos que podem ajudar os pais a ajuda seus filhos nessa rotina escolar. Confira!

I) Seja compreensível

Entrar em um colégio e passar pelas atividades e desafios propostos pode tanto ser animador, como pode ser um ponto de pressão para a criança, em especial, no caso de provas e avaliações. Nessa hora, o mais importante é ser compreensível com seu filho, estar disponível para conversar e não simplesmente culpá-lo por uma eventual nota baixa. O caminho é ter paciência, incentivar a criança a estudar um pouco mais, se necessário, bem como celebrar a cada pequeno obstáculo vencido, como fazer todas as tarefas.

II) Seja responsável

Por um bom tempo, as crianças dependem dos pais para cumprir com algumas obrigações, como ser pontual para chegar na escola e faltar o mínimo possível. A responsabilidade com esses horários e frequência ajuda seu filho a entender a importância da escola e como ela deve ser prioridade. Além disso, a criança deve ter um momento exclusivo e um espaço calmo para estudar em casa.

III) Seja pé no chão

É preciso compreender que seu filho pode demonstrar maior dificuldade em algumas matérias que aprende na escola. E, assim sendo, não é realista exigir que ele tire nota máxima na avaliação dessa matéria sem maior auxílio. Crie condições para um estudo mais focado dessa matéria e incentive a criança a não desistir!